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O Tecon Salvador é uma unidade de negócios do Grupo Wilson Sons, o maior operador integrado de logística portuária e marítima do Brasil, com uma trajetória de mais de 185 anos, nascido em Salvador/BA. A companhia possui abrangência nacional relevante e oferece soluções completas a mais de 5 mil clientes, tais como armadores, importadores e exportadores, a indústria de energia, o setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia.
Trajetória de investimentos
Entre 2000 e 2022, a Wilson Sons já investiu mais de 1 bilhão no Porto de Salvador, por meio do Tecon Salvador, sendo R$ 443 milhões entre 2018 e 2020. A expansão segue em andamento e deve demandar investimentos de mais R$ 715 milhões até 2050 (realizados com 100% de recursos próprios). Com alto padrão de eficiência tecnológica, operacional e de segurança, o terminal é líder Norte e Nordeste em operações de importação e exportação, se destacando dentre os 10 terminais mais produtivos Brasil, de acordo com a ANTAQ.
Entre os mais recentes investimentos em infraestrutura estão a duplicação do principal cais de atração que passou de 377 metros para 800 metros, batizado de Cais Santa Dulce dos Pobres (homologado pela Marinha do Brasil no final de 2022), permitindo que o terminal esteja entre os poucos do Brasil aptos a operar os maiores navios porta-contêineres New Panamax, uma tendência mundial. Também foram adquiridos 3 Super Portêineres (com lança de 66 metros e capacidade de içamento a 51 metros, viabilizando erguer até 80 toneladas por vez) para o novo cais e 5 RTGs elétricos (que realizam a movimentação de cargas em pátio). São maquinários similares aos que são utilizados nos maiores portos no mundo, como Rotterdam e Los Angeles. A recente ampliação contou, ainda, com a pavimentação de 30.800m² de retroárea adicionais e ampliação do calado no berço de 800 metros para 16m de profundidade. Essas intervenções foram finalizadas em 2021.
Compromisso com o desenvolvimento sustentável
Entre o final de abril e início de maio deste ano, outros 11 equipamentos elétricos serão incorporados à operação, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável, aspecto sobre o qual vale ressaltar que, em 2011, o Tecon Salvador foi o primeiro do Brasil a adquirir RTGs elétricos dentre os terminais de contêineres que operam na costa nacional.
Infraestrutura atual
Após as últimas intervenções, a capacidade de receber carga em pátio saiu de 430 mil TEUs para 553 mil TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano. A previsão é de ampliar essa capacidade para 925 mil TEUs. Hoje, o terminal opera com os mais modernos equipamentos elétricos e de automação, além de contar com tecnologia de ponta para gerenciamento de operações e monitoramento de segurança.
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