Evento da Amcham Bahia discute inteligência artificial no varejo
Nesta quinta-feira (11), Salvador sediou o evento inédito 'CRM Meet', organizado pela unidade regional da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Bah...
A maior feira de supermercados do Norte e Nordeste será realizada no Centro de Convenções
Um robô-drone com um sistema capaz de identificar os produtos com maior saída das prateleiras e permitir a reposição mais rápida será uma das inovações tecnológicas apresentadas na 11ª edição da SuperBahia - Feira e Convenções Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores, que ocorrerá de 12 a 14 de julho, no Centro de Convenções de Salvador.
O equipamento é o principal lançamento do evento, organizado pela Associação Bahiana de Supermercados (Abase). Com o tema “Conheça o Varejo do Futuro”, o evento reunirá mais de 100 expositores de todo o Brasil em uma área total de 4.216 m². A expectativa é gerar R$ 300 milhões em negócios, um aumento de 13,2% em relação à última edição, realizada em 2019, e reunir um público estimado em 15 mil pessoas.
Os avanços tecnológicos para o varejo de alimentos são realidade nos principais estabelecimentos do setor. Se, antes, seguir as últimas tendências do mercado era privilégio de poucos, hoje é uma questão de sobrevivência. De acordo com o superintendente da Abase, Mauro Rocha, o robô-drone será um aliado das redes de atacado e varejo sobre a preferência do consumidor. “Este equipamento utiliza um scanner, que faz a conferência do estoque de produtos de forma mais rápida e assertiva. Também serão apresentados vários sistemas de gerenciamento do cliente na loja (preferência de compras), venda online, software de gerenciamento de categoria (controle melhor do produto e da categoria), entre outros”, explica.
Alguns serviços, como o self checkout, app de compras e tela inteligentes, já estão presentes na maioria dos médios e grandes varejistas da capital baiana, cujo objetivo é melhorar a experiência do consumidor no estabelecimento, reduzindo o tempo de espera e garantindo descontos em determinados produtos. O superintendente da Abase acredita que a tecnologia é uma aliada na comunicação com o cliente. “A comunicação visual, como o layout das lojas e a iluminação de LED, além de um software de gestão eficaz, já tem muita tecnologia. O principal é o supermercadista se atualizar, fazer uso daquela que vai agregar mais valor ao seu negócio e ao consumidor”, esclarece Mauro Rocha.
Diversas empresas nacionais e internacionais marcarão presença nos três dias da feira, como Ambev, Heineken, Coca-Cola,Grupo Petrópolis, Seara Alimentos, Indústrias Maratá, Eletrofrio, GS1 Brasil, Ecoart Tecnologia, Coopeavi, Brasfrut Frutos, Dampel Indústria, Uau Inglesa, Rgis Brasil, Mais Frio Refrigeração, Nestlé, Sodexo, Dular, Frutecon, Agencia Argentina de Investimentos e Comercio Internacional, RPB S.A, Latifina S.A, Millan S.A, Docta Mills S.A, Metalurgica Kevin, Bodega Quietud, Bodega Horizonte Andino, Chaquepe, El Campo, Scard Administradora, M. Dias Branco, Concessionária Bravo Caminhões e Ônibus, entre outras.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.abase-ba.org.br ou pelo telefone (71) 3444-2888. Não será permitida a entrada de menores de 18 anos.
Nesta quinta-feira (11), Salvador sediou o evento inédito 'CRM Meet', organizado pela unidade regional da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Bah...
Em uma movimentação estratégica no mercado de comunicação baiano, os empresários Léo Góes, sócio da On Line Entretenimento, e Ricardo Luzbel, proprietário do Ba...
O 19º Congresso da ABRH Bahia, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de julho no Centro de Convenções de Salvador, terá sua palestra magna de abertura conduzida por Ale...