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Como a pandemia impactou o mercado de telefonia e o crescimento do serviço de fibra ótica em domicílio
A internet sempre fez parte do dia a dia das pessoas, mas agora é essencial para todos, independentemente do nível social de cada um. Com a pandemia, as pessoas passaram a fazer tudo pela web: as aulas se concentraram via internet; os bancos tiveram um aumento expressivo no número de clientes que passaram a fazer transações por aplicativo; o esquema home office; a experiência de compras on-line, entre outros novos hábitos que tornaram a banda larga uma solução para diversos negócios.
O setor de telecomunicações também precisou fazer mudanças para se adaptar ao novo normal. Além de seguir as medidas de restrições, como empresas de variados segmentos, as operadoras Oi, Claro e Vivo lançaram uma campanha conjunta para incentivar o isolamento social, #FiqueBemFiqueEmCasa, liberando o conteúdo de TV e internet, navegação gratuita no app Coronavirus Sus e bônus de internet no celular.
Foram vários tipos de adaptações e investimentos com o objetivo de melhorar a qualidade da internet e do atendimento ao cliente. Em entrevista ao repórter Vitor Silva, o diretor da Oi, Manoel Campos, falou sobre como a pandemia impactou as atividades da empresa, de que forma acelerou os processos e quais foram as estratégias para atender às principais necessidades dos clientes alcançando mais de 2 milhões de clientes em seu serviço de fibra ótica em domicílio.
Quais foram os impactos causados pela pandemia?
Ficamos bastante impactados quando o comércio fechou. A nossa vida no nosso segmento móvel é iminentemente feita através de lojas e, com o comércio fechado, tivemos um impacto significativo, com a menor circulação de pessoas nas ruas. Elas passaram a fazer menos recargas. Em contrapartida, no segmento residencial, com a questão do home office e do home school, as pessoas passaram a ficar mais dentro de casa e, naturalmente, tiveram a necessidade do uso intensivo de banda larga, nesse sentido, parte do nosso sucesso na Oi Fibra também tem a ver com a pandemia. Houve uma aceleração no período da pandemia, o mercado demandou uma banda larga de mais qualidade e maior estabilidade, não somente aquela banda larga que vendia a velocidade, mas não conseguia entregar qualidade e estabilidade.
Como foi o processo de construção da rede de fibra ótica?
Aproveitamos muito da fibra que a empresa já possuía (temos o diferencial competitivo de uma rede de fibra ótica de transporte com cerca de 400 mil quilômetros), mas atuamos de forma diferente em todos os aspectos, desde o uso de AI para definir onde construir até a governança do desenvolvimento do projeto com squadsmultifuncionais envolvendo marketing, vendas, atendimento, engenharia, operações, financeiro e outros. O resultado foi uma aceleração espetacular. Prova disso é que a Oi alcançou mais de 2 milhões de clientes em seu serviço de fibra ótica até a casa do cliente (FTTH). Embora tenha se tornado a principal estratégia de negócio da operadora muito antes da pandemia do coronavírus, a Oi Fibra ganhou nova importância com as medidas de distanciamento social que obrigaram as famílias a reunir trabalho, lazer e estudo no mesmo ambiente, aumentando a demanda por internet rápida, segura e estável.
Como tem sido o desenvolvimento da Oi Fibra na Bahia?
Temos vários desafios de crescimento no interior da Bahia, mas há mercados muito importantes para a gente como Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista; ou seja, estamos buscando atuar em todas as regiões do Estado para aumentar a nossa capilaridade e oferecer a solução Oi Fibra para toda a Bahia. A gente tem crescido bastante em Salvador, que é uma das cidades onde estamos investindo mais.
"A Oi alcançou mais de 2 milhões de clientes em seu serviço de fibra ótica em domicílio"
Manoel Campos
Esse serviço é direcionado para qual tipo de usuário?
É ideal para quem consome vídeos, utiliza serviços de streaming para acompanhar séries de TV e filmes, joga on-line ou trabalha com um grande volume de dados na internet.
O que foi feito para melhorar o contato com os clientes?
Desde que começou o isolamento social em virtude da pandemia, a Oi registrou um aumento no uso dos seus canais digitais e, hoje, 8 entre 10 clientes utilizam esses canais para se relacionar com a companhia, com mais comodidade e conveniência. A empresa melhorou o acesso ao atendimento digital para dar mais agilidade aos usuários e melhorar a experiência do cliente, garantindo conexão durante 24 horas.
Qual deve ser a principal demanda para o próximo ano? Qual a expectativa?
Pela entrega em termos de qualidade e estabilidade que essa tecnologia traz, a gente entende que essa expansão vai continuar de uma forma acelerada ao longo de 2021. Em função de tudo o que aconteceu, os hábitos das pessoas mudaram; a questão do home office veio para ficar até por uma questão de qualidade de vida, o uso da banda larga deve continuar, quer seja pela baixa penetração de banda larga no país, quer seja pela evolução tecnológica.
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