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Por: Abel Sena Filho - Diretor Executivo de Vendas da Avon
Não é de hoje que as mulheres têm se destacado no mercado de vendas diretas ou na venda por relações, como chamamos na Avon, que foi criadora deste modelo. Este é um setor que, mesmo diante dos desafios provocados pelas mais diversas crises que vivemos, estimula o empreendedorismo, a digitalização e o empoderamento de milhões de mulheres. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) o mercado brasileiro ocupa o sexto lugar no ranking mundial, com um faturamento de cerca de R $50 bilhões registrados no ano passado.
Isso representou um crescimento de 10,5% no setor em 2020 em relação ao ano anterior. Mais do que uma fonte de renda extra para as mais de quatro milhões de pessoas que trabalham na área, as vendas por relações proporcionam flexibilidade de horários, renda, empoderamento feminino - por meio da sua independência financeira - e a abertura de nossas perspectivas profissionais para milhões de mulheres.
Em 2019, a Avon realizou uma pesquisa global com levantamento da Oxford Economics, que demonstra que metade das mulheres infelizmente ainda não se sentem encorajadas para empreender. Essas informações demonstram que o potencial das mulheres está limitado, o que pode representar perda potencial no PIB global de US $12 a 18 trilhões por ano. E os benefícios do trabalho vão além dos econômicos: descobriu-se também que 77% das mulheres afirmam que trabalhar aumenta sua confiança.
Já a Avon Brasil realizou a Pesquisa Impulso entre 2018 e 2019, que entrevistou 1 mil Representantes da marca em todo o país. Ao todo, 55,4% das entrevistadas afirmaram que conquistaram o poder de decisão sobre como gastar seu dinheiro; 63% registraram que, por conta da atividade, raramente ficam sem dinheiro; e 74% disseram que a renda gerada é importante para as contas da casa.
Dessa forma, percebemos que o modelo criado pela Avon promove transformações socioeconômicas em três esferas na vida dessas mulheres: democracia do trabalho, auto propriedade e capital social.Assegurando essas mudanças na trajetória das 1,3 milhões de pessoas, que representam os valores, produtos e a história da marca no Brasil, seguimos realizando um movimento de renovação vivido pela empresa que envolve alterações que vão desde um novo plano de crescimento e benefícios, até um intenso processo de digitalização. A única coisa que não vai mudar nunca é o nosso respeito e admiração por cada uma das histórias que fazem a Avon existir. Por isso, seguiremos fazendo tudo por elas, todos os dias, porque não só acreditamos como comprovamos que um mundo melhor para as mulheres é um mundo melhor para todos.
* Abel Sena Filho é Diretor Executivo de Vendas da Avon.
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