Le biscuit inaugura primeira loja em Porto Seguro (BA)
Com investimento de R$ 1,7 milhão, loja é a 4ª franquia da marca na Bahia
A Le biscuit, uma das maiores redes varejistas do país e com forte presença digital, está ampliando a sua rede de lojas na Bahia com a abertura da primeira franquia em Porto Seguro (BA), fruto de um investimento de R﹩ 1,7 milhão por parte do franqueado. Com a nova unidade, a rede atinge um total de 41 lojas no Estado e 145 estabelecimentos no Brasil - 138 lojas próprias e sete franquias.
A iniciativa integra o processo de expansão física da Le biscuit por meio de franquias, chamado Le franchise, e focado em municípios com até 200 mil habitantes. O programa, que deve inaugurar 20 lojas em todo o país até o fim deste ano, oferece ao franqueado um modelo de negócio rentável, com assessoria na escolha e negociação do ponto comercial, consultoria de marketing para divulgação, treinamento ao franqueado e colaboradores, e importação dos produtos pela Le biscuit, que realiza ainda o transporte às lojas a partir do Centro de Distribuição em Camaçari (BA).
A nova loja em Porto Seguro deve aquecer a economia local e já resultou na abertura de 15 postos de trabalho diretos. Com 500 metros quadrados, foi projetada de modo a oferecer um ambiente arejado e com amplo espaço de circulação, respeitando os protocolos oficiais de segurança para a prevenção dos lojistas, colaboradores e clientes. "Estamos muito orgulhosos em abrir a nossa primeira loja em Porto Seguro e nos aproximarmos do público com a nossa linha exclusiva de produtos", destaca Carlos Guimarães, Head de Franquias da Le biscuit. "O nosso programa de franquia vem proporcionando uma excelente rentabilidade, mesmo neste momento de isolamento social", finaliza.
Atualmente, a Le biscuit está presente em 20 cidades baianas: Lauro de Freitas, Camaçari, Salvador, Paulo Afonso, Juazeiro, Itabuna, Luís Eduardo Magalhães, Feira de Santana, Simões Filho, Alagoinhas, Teixeira de Freitas, Cruz das Almas, Santo Amaro, Ipirá, Irecê, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Barreiras e Jequié.
A Le biscuit comercializa mais de 20 mil itens separados por categorias como armarinhos, utilidades domésticas, artesanato, bebê, bomboniere, brinquedos, produtos do lar, decoração, eletroportáteis, festa, papelaria e telefonia, entre outros. A marca é responsável pelo processo de compra de produtos importados, nacionais e distribuição às lojas franqueadas. Os clientes podem efetuar as compras por meio de diversos canais, como site , aplicativo disponível na Apple Store e Play Store , e nas 14 5 lojas físicas da rede espalhadas pelo país.
Crescimento digital
Com o início da pandemia do novo coronavírus, a Le biscuit acelerou seu processo de transformação digital e automação do Centro de Distribuição em Camaçari (BA). Com isso, ampliou a sua base de clientes e portfólio de produtos, e ainda reduziu custos operacionais. O processo refletiu na alta nas vendas a partir da retomada das lojas físicas. Além disso, as vendas online registraram um forte crescimento e a marca se tornou uma das redes de e-commerce que mais crescem no Brasil.
Por meio da expansão das plataformas digitais, a marca ampliou o seu engajamento junto ao público nas redes sociais, lançou novo aplicativo (já são mais de 700 mil downloads até dezembro de 2020) para otimizar a experiência de compra e fortaleceu o programa de vantagens Clube Minha Le, que cresceu 239% entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021 e possui atualmente mais de 3,2 milhões de membros. Entre as demais ações estiveram a automação da rede com 130 autocaixas em 55 lojas, adoção do PIX e canais alternativos de atendimento, como Rappi, Whatsapp, Retire em loja e Drive-thru.
Além disso, a rede lançou o novo cartão Le biscuit VISA, que oferece aos clientes diversas vantagens e descontos exclusivos, como parcelamentos em até 12 vezes sem juros. A integração dos canais físico e digital está presente em novas plataformas como o Retire em Loja, que permite ao cliente realizar as compras online e retirá-las nas lojas físicas, e o Auto Atendimento, por meio do qual os clientes efetuam o pagamento das compras de maneira mais cômoda, segura e evitando filas.
Sobre a Le biscuit
A Le biscuit foi fundada em Feira de Santana (BA) em 1968 por Aristóteles Santanna como armarinho. O negócio familiar cresceu e a segunda loja foi inaugurada em Salvador em 1992, ainda no modelo de pequeno atacadista, voltada principalmente a comerciantes. De lá para cá, a empresa expandiu sua operação para 14 estados brasileiros nas regiões Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Nordeste e se tornou uma das principais redes varejistas do país, com 145 lojas e 2.400 colaboradores. A Le biscuit oferece ainda o Clube Minha Le, o clube de vantagens exclusivo que concede aos clientes cadastrados descontos especiais e cupons de ofertas. Com uma gestão moderna e altamente profissionalizada, a Le biscuit se tornou objeto de desejo de fundos de investimentos nacionais e internacionais. Entre seus sócios estão a família de Aristóteles Santana, fundador da rede, e os fundos de private equity Vinci Partners e Siguler Guff.