Carregando

Colunas

Encontro discutiu liderança consciente e futuro do trabalho em evento para empresários promovido pela Amcham

O Business Hour no The Latvian reuniu empresários de alta liderança, e contou com a presença de personalidades nacionais entre os speakers

Encontro discutiu liderança consciente e futuro do trabalho em evento para empresários promovido pela Amcham
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

15/06/2023 1:57pm

O Latvian, localizado na Bahia Marina, foi palco na noite desta quarta-feira (14) de um encontro de líderes empresariais de alto rendimento, durante o CEO Fórum 2023, promovido pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil – Amcham. O objetivo do evento foi debater o tema “Liderança Consciente”, novo modelo de gestão que busca unir aspectos como propósito, transparência, responsabilidade, inovação, visão a longo prazo e valorização do time.

Em sua 16ª edição, o encontro contou com a presença de personalidades nacionais renomadas como o CEO da Amcham Brasil, Abrão Neto; o presidente Brasil do Banco americano Citi, Marcelo Marangon; a presidente da Pfizer no Brasil, Marta Diez; o novo CEO da Rede Bahia, Rogério Bruxellas, e da baiana, Forbes Under 30 Brazil, investidora-anjo e cofundadora da Inventivos, Monique Evelle, além de reunir mais de 70 executivos da região da Bahia.

“Como líder, fico feliz por ser baiana e saber que estamos contribuindo com uma liderança mais consciente, mais humanizada, desenvolvendo um ambiente mais seguro e colaborativo para os negócios na Bahia, e com esses encontros, temos o objetivo de criar ecossistemas, com uma troca genuína e através da experiencia dos líderes aqui representados”, afirmou a head da sede regional da Amcham, Lilian Marins.

Liderança Consciente - A Liderança Consciente é uma ferramenta poderosa para criar empresas mais humanas e sustentáveis, que são capazes de enfrentar os desafios do presente e do futuro de forma mais eficaz. No entanto, isso exige mudanças significativas em como os líderes gerenciam suas equipes, tais como: promover a consciência plena, cultivar a empatia, ser autêntico, ter flexibilidade, ser resiliente e, principalmente, estimular uma cultura organizacional inclusiva. 

Uma das maiores barreiras para a implementação da liderança consciente é a resistência à mudança por parte dos líderes e colaboradores. Para superá-la, é importante comunicar claramente os benefícios da liderança consciente, envolver todos os funcionários no processo de mudança e fornecer treinamento e suporte para ajudá-los a desenvolver as habilidades necessárias. 

Pesquisa Liderança Consciente – A pesquisa da Amcham Brasil com mais de 763 respondentes, maioria altas lideranças de grandes e médias empresas, identificou que os executivos brasileiros precisarão transformar seu estilo de gestão, incorporando atributos humanos de maior flexibilidade, colaboração e criatividade.

Segundo 54% dos executivos brasileiros, a prioridade número 1 para a liderança do futuro será o desenvolvimento de pessoas. Seguida pelo fortalecimento dos relacionamentos com clientes, fornecedores e demais stakeholders (44%), e a adoção de novas tecnologias e métodos de trabalho (39%).

Entre os aspectos apontados como necessários para o aprimoramento desses líderes, destacam-se: capacidade de adaptação e flexibilidade (40%), inovação e criatividade na resolução de problemas (39%) e ainda o alinhamento entre propósito, valores e cultura (37%). Moldando assim, um ambiente de maior flexibilidade, colaboração e criatividade.