Evento da Amcham Bahia discute inteligência artificial no varejo
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O Anuário Valor 1000, elaborado pelo Jornal Valor Econômico em parceria com a Serasa Experian e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV), tem 20 empresas baianas na lista das maiores empresas do Brasil. A
O Anuário Valor 1000, elaborado pelo Jornal Valor Econômico em parceria com a Serasa Experian e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV), tem 20 empresas baianas na lista das maiores empresas do Brasil. A Bahia aparece com representantes nos setores de varejo, serviços, químico e petroquímico e de distribuidoras de combustível.
O Anuário Valor 1000 de 2020 trouxe em sua lista uma série de empresas baianas. Entre as primeiras colocadas está a distribuidora de petróleo Larco, que pelo oitavo ano consecutivo vem se destacando em um dos rankings mais importantes do país. A empresa, que aparece no quarto lugar no ranking geral, é a maior empresa genuinamente baiana a figurar na lista das maiores do Estado.
De acordo com o diretor executivo da Larco, Alberto Costa Neto, o crescimento da empresa é fruto de um trabalho muito bem planejado e realizado por uma equipe que constantemente busca a superação de resultados. O diretor acredita que o resultado é o reconhecimento de uma empresa que se encontra em expansão e ressalta a importância da busca contínua pelo crescimento.
Atuando em um mercado complexo, com muitas variáveis que mudam cenários constantemente, a Larco tem buscado progressivamente o seu espaço e a sua representatividade. Para isso, a empresa tem aumentado a competitividade para manter o ritmo de crescimento e concorrer nesse mercado de grandes players.
O impulsionamento da economia baiana também foi um dos aspectos apontados pelo diretor executivo da Larco. Alberto Costa Neto destacou que a empresa sempre teve em seu DNA contribuir, da melhor forma possível, com o ambiente no qual está inserida. “Seja impulsionando a economia com investimentos em novas bases e frotas, seja disponibilizando produtos sem interrupções, e valorizando a mão de obra local, sobretudo na Bahia, que é o nosso berço. Ficamos muito contentes por contribuir cada vez mais com o crescimento de nossas operações, sabendo de toda a nossa responsabilidade nesse processo”, concluiu.
A Larco vem progressivamente se firmando entre as grandes empresas do país, expandindo-se para além dos limites da Bahia. O seu constante ritmo de expansão também pode ser evidenciado na Região Nordeste, onde resultou na conquista da 13ª posição entre as 50 maiores.
Na esfera nacional, a Larco ficou no 196º lugar entre as mil maiores do país, com um faturamento de R$ 3,6 bilhões. A empresa hoje está presente em nove Estados e, de acordo com o diretor executivo Alberto Neto, a sua localização estratégica em três portos no Brasil potencializa oportunidades de importações e parcerias internacionais, abrindo mais mercados para a marca.
“Esse reconhecimento é motivo de muito orgulho para a Larco, fruto de um trabalho incansável de toda uma equipe dedicada e em constante busca por melhorias de resultados”
Alberto Costa Neto - Diretor executivo da Larco
Ainda no segmento de distribuição de combustíveis, a baiana Petrobahia ganha destaque no anuário e é a única distribuidora de combustíveis do Estado a ofertar o gás natural automotivo através do modelo de gasoduto virtual. A empresa possui uma rede de postos bandeirados e atende à Região Nordeste a partir da Bahia, Maranhão e Pernambuco.
Para o diretor-presidente da companhia, Thiago Andrade, o destaque da marca é motivo de orgulho porque envolve um conjunto que vai além do aumento do faturamento. “Além do crescimento de receita, a melhoria dos nossos processos e os destaques da nossa governança, a visão de futuro e indicadores financeiros nos enchem de orgulho e vontade de continuar construindo essa história, desbravando novos mercados, levando o nosso coração e a nossa ética, valores familiares e corporativos para todo o Nordeste”, pontuou.
O crescimento das empresas contribui para o impulsionamento da economia da Bahia, que atualmente é a sétima maior economia do país, gerando cerca de 4% do PIB brasileiro, segundo o IBGE. Além de aquecer o mercado de trabalho, a expansão significa maiores investimentos e geração de impostos. Em um momento desafiador como foi ano de 2020, manter o mercado aquecido e fazer a economia girar, mais do que nunca, é extremamente importante.
De acordo com Andrade, para a Petrobahia, que teve um faturamento de cerca de R$ 2,1 bilhões em 2019, a manutenção do ritmo de crescimento em 2020 foi pautada pela rápida capacidade de adaptação frente às incertezas do mercado, com investimento em valor agregado, contando com a dedicação de toda a equipe. Entre os investimentos, o diretor-presidente cita a infraestrutura pensada na experiência do usuário, programa de qualidade, logística, serviços agregados de manutenção, assessorias e excelência no atendimento às necessidades do cliente.
De acordo com o diretor-presidente da companhia, o objetivo é continuar levando o desenvolvimento para a economia baiana com investimentos e geração de empregos.
“O plano de negócios da Petrobahia para os próximos anos prevê elevados investimentos em infraestrutura, ampliação da rede bandeirada e de grandes clientes consumidores, com oferta diferenciada de serviço. O grupo que a Petrobahia integra gera mais de 550 empregos diretos e o seu crescimento certamente aportará um importante desenvolvimento para a economia baiana”, afirmou.
Thiago destacou o projeto de Gás Natural Liquefeito (GNL), que vai levar gás natural para regiões não atendidas pelos gasodutos das distribuidoras de gás dos Estados do Nordeste. Para ele, o projeto é a mola propulsora para o desenvolvimento do Estado, pois permitirá a criação de redes estruturantes, inicialmente nas capitais regionais da Bahia e depois nos principais municípios da Região Nordeste.
“Além do crescimento de receita, a melhoria dos nossos processos e os destaques da nossa governança, a visão de futuro e indicadores financeiros nos enchem de orgulho e vontade de continuar construindo essa história, desbravando novos mercados, levando o nosso coração e a nossa ética, valores familiares e corporativos para todo o Nordeste”
Thiago Andrade - Diretor-presidente da Petrobahia
No segmento do varejo, chama a atenção no ranking a Le biscuit. Com um faturamento de R$ 769 milhões, a empresa é a maior rede varejista do Nordeste nas categorias de Artigos e Utilidades para o Lar. Com uma trajetória de sucesso e inovação, a rede hoje está presente em 14 Estados do Brasil, com 136 lojas próprias e cinco franquias. Para o CEO da empresa, David Lee, ficar entre as maiores do país e integrar a elite empresarial brasileira representa o reconhecimento do trabalho diário que é exercido com comprometimento.
Mesmo durante a pandemia, a rede teve um aumento significativo nas vendas, sobretudo após a abertura da sua plataforma digital de compras, ajudando a fortalecer a economia baiana. De acordo com David Lee, no último Dia das Crianças, a rede bateu recorde de vendas. Durante o ano de 2020, foram criadas dezenas de novos postos de trabalho diretos com a abertura de lojas e atualmente a marca está prestes a lançar um novo programa de vendas diretas que deve aquecer ainda mais o mercado de trabalho regional.
A rede varejista Le biscuit é outra empresa baiana que também segue o ritmo de expansão para além dos limites da Bahia. Atualmente, presente em todo o país por meio do e-commerce, a empresa investiu cerca de R$ 50 milhões em seu processo de transformação digital nos últimos anos, o que incluiu a abertura de comércio on-line, a modernização do Centro de Distribuição em Camaçari-BA, a abertura de uma loja-conceito em Salvador-BA e a ampliação e 50% na variedade de itens oferecidos aos consumidores.
Por meio dessas ações, a Le biscuit passou a fazer entregas em todo o Brasil, ampliando o seu público. Além disso, a rede encontra-se em processo de ampliação da rede física, por meio de lojas próprias e franquias. Recentemente, foram abertas duas franquias no Estado de Pernambuco. Para este ano, está prevista a abertura de cerca de vinte novas lojas no país, conforme informou David Lee.
“Estamos muito orgulhosos em fazer parte do Anuário Valor 1000 e, para nós, essa conquista representa um reconhecimento ao trabalho diário que exercemos há 52 anos com muita paixão, comprometimento e foco nos clientes. A Le biscuit tem uma trajetória de sucesso e inovação, iniciamos como uma loja de armarinhos no município baiano de Feira de Santana e hoje estamos presentes, física e digitalmente, em todo o país, com 141 lojas (136 próprias e cinco franquias) em 14 Estados do Brasil e uma rede de 350 fornecedores internacionais”, afirma David Lee.
Quem também aparece no ranking com um faturamento de cerca de R$ 2,3 bilhões é a Bahiagás. A empresa de economia mista vem progressivamente se firmando entre as grandes empresas do país e mais uma vez é destaque no Anuário Valor 1000.
Para o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, o resultado reflete o crescimento exponencial da estatal, alcançado devido a um conjunto de elementos como a realização e a execução de um planejamento estratégico, aliado ao comprometimento dos colaboradores e ao cumprimento das diretrizes da companhia.
O diretor-presidente ressalta ainda que, ao longo dos anos, a Bahiagás expandiu o seu potencial de distribuição e hoje leva os benefícios do gás natural a diversos pontos do Estado, nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo e termelétrico. Gavazza destacou como resultado dessa expansão a execução de importantes projetos no interior do Estado, como o projeto Gás Sudoeste – Duto de Distribuição de Gás Natural do Sudoeste.
“Estamos muito orgulhosos em fazer parte do Anuário Valor 1000 e, para nós, essa conquista representa um reconhecimento ao trabalho diário que exercemos há 52 anos com muita paixão, comprometimento e foco nos clientes. A Le biscuit tem uma trajetória de sucesso e inovação, iniciamos como uma loja de armarinhos no município baiano de Feira de Santana e hoje estamos presentes, física e digitalmente, em todo o país, com 141 lojas (136 próprias e cinco franquias) em 14 Estados do Brasil e uma rede de 350 fornecedores internacionais"
David Lee - Ceo da Le biscuit
Destaques do Estado
A líder entre as empresas com sede na Bahia é a Braskem, que registrou um faturamento anual de pouco mais de R$ 52 bilhões. Considerando todo o país, ela ocupa a 11ª colocação. Atualmente, a empresa é a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas. Focada na inovação, a Braskem produz outros insumos químicos básicos e o polietileno verde, produzido a partir da cana-de-açúcar, de origem 100% renovável.
Na Bahia, a Braskem está inserida nos setores químico e petroquímico, que têm participação relevante em inúmeras cadeias produtivas e são essenciais para o desenvolvimento econômico.
A segunda empresa baiana mais bem colocada no Anuário Valor 1000 foi a Suzano Papel e Celulose, com cerca de R$ 26 bilhões em faturamento. Além dessas, nenhuma outra companhia com sede no Estado teve um montante superior a R$ 10 bilhões.
Em seguida, aparecem:
Paranapanema R$ 5,2 bilhões
Larco R$ 3,6 bilhões
Embasa R$ 3,5 bilhões
Bahiagás R$ 2,3 bilhões
Petrobahia R$ 2,1 bilhões
Cibra R$ 2 bilhões
Atakarejo R$ 1,8 bilhão
Veracel R$ 1,4 milhão
Ferbasa R$ 1,2 bilhão
Caraíba R$ 1,1 bilhão
Deten Química R$ 1,1 bilhão
Bracel R$ 1 bilhão
Le biscuit R$ 769 milhões
Santa Casa R$ 641 milhões
Tronox Pigmentos R$ 589 milhões
GloboBalpar R$ 567 milhões
Grupo LM. R$ 464 milhões
Os números referem-se aos balanços das empresas em 2019. As campeãs do setor são escolhidas a partir da análise de desempenho contábil e financeiro.
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