Nonada SSA apresenta duas mostras artísticas: Régua e Compasso e Montagem
No próximo sábado, dia 20, a partir das 13h, a galeria Nonada SSA, localizada na Rua do Passo, número 6, no centro histórico de Salvador, abrirá suas portas par...
A jornalista Sarah Frier entrevistou diversas fontes, incluindo os cofundadores da startup, para contar em detalhes a história de como o Instagram se tornou o aplicativo mais bem-sucedido do mundo
O ano de 2009 foi um marco na corrida dos aplicativos do Vale do Sicílio. Com o lançamento do Iphone pela Apple em 2007, os smartphones viraram a grande aposta do futuro da tecnologia. Ao criarem o Instagram, Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger não poderiam imaginar que o aplicativo se tornaria um fenômeno mundial e em menos de 2 anos seria comprado por impressionantes 1 bilhão de dólares por um dos gigantes daquele momento, o Facebook. A jornalista Sarah Frier conta essa história em detalhes no livro "Sem filtro", lançamento pelo selo Estratégia e ganhador do prêmio de Livro do Ano pelo Financial Times em 2020.
Jornalista da Bloomberg em São Francisco, EUA, Frier teve acesso a fontes privilegiadas que contaram bastiadores nunca antes revelados. Considerado a continuação do filme "A rede social" (2010), o livro acompanha a vida dos cofundadores de perto, contando em detalhes cada passo dado na construção do aplicativo. Na época, com o Twitter e o Facebook despontando no mercado tecnológico, Systrom e Krieger se empenharam para entrar na corrida. "E, em vez de inventar algo novo e ousado como queriam os potenciais investidores do Vale do Silício, melhoraram o que viram outros aplicativos fazerem. Foram eles que criaram uma ferramenta muito mais simples e rápida de usar, ocupando menos tempo dos usuários enquanto viviam as experiências que o Instagram queria que registrassem", conta no livro.
Ao longo da obra, Frier reconstrói cada etapa da história do aplicativo: o desenvolvimento dos famosos filtros - ideia que nasceu de uma conversa entre Systrom e a esposa, Nicole, o primeiro post feito no Instagram por Krieger em 2010, a brilhante ideia por trás do que viria a ser o fenômeno dos influenciadores, o surgimento dos stories e muito mais. A jornalista se dedica também aos bastidores da compra do aplicativo pelo Facebook e as conturbadas disputas dos cofundadores com o novo chefe, Mark Zuckerberg.
Para além das inovações e tensões no Vale do Silício, Frier explica como o Instagram afetou drasticamente o relacionamento das pessoas com seus smartphones e reflete sobre como passamos a viver através das câmeras, em busca de validação digital. O aplicativo que se tornou o que ela chama de "máquina de fazer celebridades" transformou a forma de se fazer propaganda e comercializar produtos - para falar sobre isso, a jornalista entrevistou a influenciadora Kris Jenner, empresária e mãe das irmãs Kardashian.
A autora abre o livro falando sobre como o Beco do Batman, em São Paulo, se tornou um dos principais destinos turísticos da cidade graças à rede social. Não há mais como pensar a cultura sem pensar sobre o impacto do Instagram. O livro "Sem filtro" é para quem deseja compreender como as decisões de alunos de Stanford há uma década vêm transformando o modelo econômico e estilo de vida global.
Trecho:
"A obsessão do setor de tecnologia com a medição e análise de tendências, aprimorada pelo Facebook para dar aos usuários o que eles querem em seus feeds de notícias, parecia, a princípio, incompatível com um aplicativo baseado em arte e criatividade. Mas, ao longo dos anos, o Facebook introduziu seu éthos no Instagram. À medida que o Instagram se tornava parte de nossa cultura, a cultura de métricas do Facebook também. A linha entre pessoa e marca está se esvaindo. A agitação em torno de crescimento e relevância, apoiada em dados, agora é a bateria da vida moderna on-line. Independentemente do que o Instagram faça com o número de likes, nossa comunicação se tornou mais estratégica. O Instagram nos tornou não apenas mais expressivos, mas também mais inseguros e performáticos".
FICHA TÉCNICA
Título: Sem filtro
Autor: Sarah Frier
Tradutor: Sandra Martha Dolinsky
Páginas: 384
Preço livro físico: R﹩ 57,90
Editora Planeta
Selo Planeta Estratégia
SOBRE O AUTOR
Sarah Frier é uma repórter que cobre empresas de mídia social para Bloomberg, em São Francisco. Reportagens premiadas e furos jornalísticos a fizeram ganhar a reputação de expert de como redes sociais - Facebook, Instagram, Snapchat e Twitter - afetam nosso futuro e nossa sociedade. Ela contribui com frequência para a Bloomberg Businessweek e Bloomberg Television. Sem filtro é seu primeiro livro.
No próximo sábado, dia 20, a partir das 13h, a galeria Nonada SSA, localizada na Rua do Passo, número 6, no centro histórico de Salvador, abrirá suas portas par...
O WISH Hotel da Bahia, um dos hotéis mais emblemáticos de Salvador, está prestes a reviver uma tradição de glamour e sofisticação com o lançamento do Baile do H...
Fotos: Lucas Leawry | Danilo Correia A Arena Fonte Nova foi palco de uma noite repleta de nostalgia e emoção neste domingo (7), quando o grupo SPC, liderado pe...