Novabrasil Salvador e Let's Go Bahia estreiam parceria na 104.7fm; saiba mais!
A Revista Let's Go Bahia e a Rádio Novabrasil Salvador uniram forças para trazer uma experiência ainda mais rica e diversificada para você! A partir de agora, a...
Doces, travessura e histórias. Conheça a origem do Halloween, data celebrada em várias partes do mundo.
No próximo dia 31 é Halloween (no Brasil conhecido como Dia das Bruxas). A data que é celebrada em várias partes do mundo diverte principalmente as crianças. Mas você sabe como ela surgiu?
Ao contrário do que muitos pensam, o Halloween ou Dia das Bruxas, não surgiu nos Estados Unidos. A festa surgiu na Europa e só depois se espalhou pelo mundo. Veja como tudo começou.
A origem do Halloween
O Halloween pode ser relacionado a um festival celta que durava dois dias chamado Samhain. As festividades começavam no pôr do sol de 31 de outubro e comemoravam tanto o fim da colheita quanto o início do novo ano. Os presentes queimavam colheitas, usavam fantasias e liam o futuro.
Quando os romanos conquistaram a antiga Bretanha no século 1º, adotaram muitas tradições celtas. Fundiram o Samhain com seu próprio festival, Feralia, celebrado no fim de outubro, quando eles homenageavam aqueles que morreram.
Sete séculos depois, quando a Igreja Católica Romana designou 1º de novembro como o Dia de Todos os Santos (All Hallows’ Day), 31 de outubro ficou conhecido como All Hallows’ Eve, abreviada para Halloween nos Estados Unidos.
Como surgiu o “doces ou travessuras”?
Supõe-se que a prática de gritar “trick or treats” (doces ou travessura) na porta das casas tenha começado na Grã-Bretanha durante a Idade Média, quando crianças e pobres se vestiam durante o Dia de Todos os Santos e iam de porta em porta pedindo comida e dinheiro em troca de uma canção ou oração pelos mortos.
A primeira referência a “trick or treat” apareceu em uma edição de 1927 do Herald, de Alberta, no Canadá. A brincadeira era feita por jovens que pediam guloseimas e ameaçavam fazer alguma “pegadinha”, se o pedido fosse recusado.
A história da abóbora iluminada
A tradicional lanterna feita com uma abóbora esculpida iluminada com uma vela se chama jack-o’-lantern (Jack da lanterna). A tradição começou com um conto folclórico irlandês sobre um sujeito mesquinho chamado Jack, que tentou superar o diabo. Quando seus artifícios fracassavam, nem Deus nem o diabo o deixavam descansar.
Como resultado, Jack perambula pela Terra à noite com uma brasa colocada dentro de um nabo oco para iluminar seu caminho. E assim, ele se torna o jack-o’-lantern.
Na tradição irlandesa, os nabos esculpidos com rostos assustadores e contendo velas mantinham afastados o mesquinho Jack e outros espíritos. Nos Estados Unidos, imigrantes irlandeses substituíram o nabo pela abóbora, mais abundante e mais fácil de esculpir.
Dia das Bruxas ou Dia do Saci? Você escolhe!
Em 2013, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o Projeto de Lei Federal nº 2.479, que institui o 31 de Outubro como sendo o Dia do Saci. Esta medida tem o objetivo de fazer resistência à cultura norte-americana e reforçar a cultura e folclore nacional.
O objetivo principal é conscientizar a população sobre a rica variedade cultural do folclore brasileiro.
A Revista Let's Go Bahia e a Rádio Novabrasil Salvador uniram forças para trazer uma experiência ainda mais rica e diversificada para você! A partir de agora, a...
Prestes a inaugurar a nova sede no bairro do Imbuí, o Studio Live2Dance divulgou a programação de aulas inaugurais, que acontecerá na semana de 22 a 26 de janei...
Depois de três anos sem ser realizada em razão da pandemia, a Revista Let’s Go Bahia promove no dia 1º de outubro mais uma edição da Feijoada do Tivoli. O event...