19º Congresso da ABRH Bahia terá mais de 50 horas de palestras em Salvador
Com uma programação intensa de palestras, painéis e oportunidades de networking, o 19º Congresso da ABRH Bahia será realizado nos dias 18 e 19 de julho, no Cent...
Foto: Bruno Concha / Secom PMS
Moradores e turistas em Salvador têm uma nova atração de lazer a partir desta semana: a temporada de observação de baleias-jubarte, que ocorre de julho a outubro. No mirante do Museu Náutico da Bahia, na Barra, é possível avistar esses gigantes marinhos na Baía de Todos-os-Santos.
A cerimônia de abertura, realizada no Terminal Náutico de Salvador, contou com a presença de autoridades, convidados e a exibição dos filmes “Baleias Urbanas Soteropolitanas” e “A Primeira Vez”. Os participantes também conheceram as embarcações das empresas Shark Dive e Apolônio Turismo Náutico, responsáveis pelos passeios para observação das baleias em alto mar.
Gustavo Rodamilans, coordenador do projeto Baleia Jubarte em Salvador, destacou o potencial da cidade para o turismo de observação de espécies marinhas. "Ano passado foi o primeiro ano dessa parceria que deu muito certo. Com certeza, 2024 será ainda melhor", afirmou Rodamilans, enfatizando a importância da rota de migração das baleias, especialmente das fêmeas que vêm da Antártica em busca de águas mais quentes para ter seus filhotes e cumprir rituais de acasalamento.
Walter Júnior, subsecretário municipal de Cultura e Turismo, salientou que a programação reforça o turismo ecológico e sustentável em Salvador. "A estratégia do ano passado foi um sucesso e está sendo replicada este ano, valorizando nossas belezas naturais e a fauna local. Além de fomentar o turismo, a iniciativa promove a preservação ambiental", avaliou.
O secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal, Ivan Euler, celebrou a visita das baleias-jubarte. "É um privilégio para Salvador receber esses gigantes. Elas desempenham um papel crucial na natureza, ajudando a minimizar os efeitos das mudanças climáticas ao absorver CO2", explicou.
O Museu Náutico da Bahia, aberto das 9h às 18h, oferece binóculos para observação das baleias. No ano passado, 153 baleias foram avistadas, e a expectativa é de um número ainda maior este ano.
Entre as atrações, destaca-se a exposição “Salvador das Baleias” no Forte Santa Maria, das 10h às 18h, com informações sobre a biologia e comportamento das baleias. Quem deseja ver os animais de perto pode optar pelos passeios náuticos, que na temporada passada registraram 153 avistamentos em 27 passeios.
Para agendar os passeios na Baía de Todos-os-Santos, os interessados devem procurar informações no Museu ou na internet, contatando as operadoras Shark Dive e Apolônio Turismo Náutico.
Este ano, o programa Baleia Jubarte distribuirá 2 mil cartilhas educativas, chamadas Momo, nas escolas. Voltado para crianças de 6 e 7 anos, o material será apresentado em data a ser definida pela Secretaria Municipal da Educação e poderá ser levado para casa pelos alunos.
Com uma programação intensa de palestras, painéis e oportunidades de networking, o 19º Congresso da ABRH Bahia será realizado nos dias 18 e 19 de julho, no Cent...
O Espaço Performance, um dos maiores centros de beleza da Bahia, irá inaugurar uma barbearia em seu complexo de lojas neste mês de julho. A empresária Ana Lidic...
Adele anunciou que fará uma pausa em sua carreira como cantora após concluir sua atual sequência de shows. Em entrevista ao veículo alemão 2DF, a estrela revelo...