Tivoli Ecoresort Praia do Forte celebra 39 anos com shows da Timbalada e Banda Eva
O Tivoli Ecoresort Praia do Forte, situado no litoral baiano, comemora seu 39º aniversário com um fim de semana especial repleto de atrações musicais, incluindo...
Último cinema de rua em funcionamento na capital, o Cine Glauber Rocha garantiu a continuidade do seu funcionamento pelos próximos cinco anos por meio de um convênio assinado com o Grupo Metha S/A. O contrato que estabelece o patrocínio foi assinado na tarde desta terça-feira (9), no próprio local, com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária de Governo, Ana Paula Matos; do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro; do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior; do vice-presidente do Grupo Metha S/A, José Manuel Parada, e de gestores do cinema.
O Cine Metha – Glauber Rocha, como passa a ser chamado com a parceria, integra o Quarteirão das Artes – complexo cultural que engloba o Espaço Cultural da Barroquinha, o Teatro Gregório de Mattos, a sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e, futuramente, o anfiteatro e estátua em homenagem ao cantor e compositor Moraes Moreira, na Praça Castro Alves.
Para que o local retomasse as atividades, a Prefeitura teve papel preponderante e estratégico sendo responsável pela prospecção e articulação com possíveis patrocinadores, resultando na parceria estabelecida com o Grupo Metha. O processo, que levou dois meses e contou com apoio da Câmara Municipal de Salvador, foi uma das ações realizadas pela gestão para a manutenção do espaço, além da intermediação da cessão pelo Itaú dos equipamentos utilizados pelo local e isenção de imposto.
Durante a cerimônia, o prefeito Bruno Reis lembrou que a Prefeitura investiu e continua investindo muitos recursos para recuperar e resgatar o Centro Histórico, com a reforma da Praça Castro Alves, da Muralha do Frontispício e dos Arcos da Ladeira da Montanha, a construção da nova Avenida Sete e da nova sede da FGM e entrega do Museu da Música, ações que visam resgatar a história, o patrimônio da cidade e valorizar a arte. Nesse contexto, o prefeito ressaltou que a administração municipal não poderia admitir ver fechar um cinema com a importância que tem o Cine Glauber Rocha.
“É nesse esforço coletivo que todos nós estamos aqui nessa tarde, mas, em especial, do Grupo Metha, e eu quero agradecer ao grupo, que, de imediato, não mediu esforços para assumir a operação. Vocês estão entrando pela porta da frente em nossa cidade, retomando para valer as atividades, e não poderiam ter buscado parceria melhor para mostrar o compromisso social da empresa do que essa parceria com o Cine Glauber Rocha. Então, em nome da cidade e em nome dos soteropolitanos, nós agradecemos ao Grupo Metha por ter topado o desafio de assumir essa operação por cinco anos”, disse o prefeito.
O vice-presidente da empresa, José Manuel Parada, afirmou que o grupo se sente agraciado com o compromisso. “Estamos sem palavras por estar comunicando hoje que neste ano o Grupo Metha decidiu patrocinar o Cinema Glauber Rocha, equipamento secular e carregado de tanta história e de tanta cultura, tão importante para o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso Estado”, afirmou.
Presente na cerimônia de assinatura do contrato, o diretor do Cine Metha – Glauber Rocha, Cláudio Marques, agradeceu o gesto de generosidade de todos os envolvidos no processo. “Eu acho que isso aqui é uma vitória para todo o mundo que é apaixonado pelo Centro Histórico de Salvador. Indo além, há uma energia no entorno para a manutenção das salas de cinema. Foram dois anos muito duros para as salas de exibição e para a sociedade como um todo, mas eu acho que estamos saindo fortalecidos dessa experiência toda. É dessa maneira que eu vejo esse encontro entre o Grupo Metha e o Cine Glauber Rocha”, afirmou.
Intermediação – A cessão dos equipamentos pelo Itaú contou com a intermediação da Prefeitura de Salvador, com o apoio do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior, para a negociação da isenção tributária. Fernando Guerreiro atuou como um dos importantes conselheiros da gestão nas tratativas que resultaram na parceria.
“Desde que o Itaú anunciou a retirada do patrocínio ao local, a Prefeitura buscou alternativas para a manutenção do espaço. Foi bastante importante esse esforço municipal de viabilizar a permanência do Espaço Glauber Rocha, um local de suma importância para a promoção cultural na cidade e que é vizinho a outros equipamentos culturais importantes. É uma felicidade muito grande que o Cine Glauber Rocha continue a prestar o serviço através esse apoio do Grupo Metha”, relatou o presidente da FGM.
O cinema – Fundado em 1919 como Cine-Theatro Guarany, o Cine Metha - Glauber Rocha surgiu como a mais moderna casa de espetáculos da capital. Com a morte de Glauber Rocha, em 1981, o cinema ganhou o nome do importante cineasta brasileiro. Devido ao fechamento dos cinemas de rua, o equipamento ficou longos anos fechado até ganhar nova roupagem em 2008.
Com o patrocínio, o espaço deve ter preservado o status de mais importante sala de cinema da história do Estado, sendo uma opção de lazer moderna no Centro Histórico de Salvador, contribuindo para fortalecer o processo de requalificação realizada pela Prefeitura na região.
O Tivoli Ecoresort Praia do Forte, situado no litoral baiano, comemora seu 39º aniversário com um fim de semana especial repleto de atrações musicais, incluindo...
Neste sábado (13), Salvador será palco do "Master Class Empresarial", uma iniciativa da CIN Capital Intelectual e BRAS Business Global, destinada a transformar ...
A rede hoteleira de Salvador registrou uma ocupação média de 52,89% em junho, superando os 47,11% do mesmo período de 2023. A diária média alcançou R$ 547,37...