Carregando

Artigos

Hotéis de Salvador atingem 100% de ocupação no Carnaval

Hotéis de Salvador atingem 100% de ocupação no Carnaval
Da Redação

Da Redação

23/02/2023 1:45pm

Com a realização da festa momesca, a hotelaria da capital baiana supera os níveis pré-pandemia e alcança média de ocupação de 96,5%, atingindo 100% nos principais hotéis da cidade de sábado a terça-feira de Carnaval.

“Os resultados foram melhores que o registrado no Carnaval de 2020 – último Carnaval antes da pandemia. Neste sentido, a expectativa é de termos um ano de 2023 igual ou melhor que o de 2019”, afirma Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Regional Bahia – ABIH-BA.

De acordo com o representante da entidade, o Carnaval possui duplo efeito positivo para as atividades relacionadas ao turismo. Além dos hotéis praticamente lotados, o valor das tarifas é maior, o que eleva a rentabilidade dos estabelecimentos.

“O faturamento dos hotéis no período é equivalente a 11,5% de todo o ano, considerando que os hotéis atingiram picos de 100% na taxa de ocupação e a diária tem um incremento significativo – esse dado mostra a força do Carnaval. Este ano houve um recorde de público de todo o histórico do Carnaval”, ressalta. 

A festa traz grande exposição à cidade e cria uma expectativa para novos visitantes. É gerada uma mídia espontânea muito grande, pois além de transmitirem os circuitos, os veículos de comunicação também mostram a cidade, despertando o desejo das pessoas conhecerem Salvador.

Este também é o momento de comemorar a retomada do mercado internacional. “Ficamos quase três anos com restrições e agora já percebemos o retorno de turistas estrangeiros. Visualizamos este aumento no fluxo de turistas nos hotéis”, diz Lopes.

Além de beneficiar os estabelecimentos hoteleiros próximos ao circuito, o Carnaval também movimentou as opções mais distantes. Luciano Lopes cita como exemplos, as hospedagens da Prima Empreendimentos, onde é Diretor Executivo, localizadas em Baixio, no Litoral Norte da Bahia. “Esse é o reflexo de que o período atrai também quem não gosta da festa e procura um lugar para descansar. O Hotel Boutique e Spa Ponta de Inhambupe e a Pousada Aldeola registraram 100% de ocupação”, conta.