Tivoli Ecoresort Praia do Forte celebra 39 anos com shows da Timbalada e Banda Eva
O Tivoli Ecoresort Praia do Forte, situado no litoral baiano, comemora seu 39º aniversário com um fim de semana especial repleto de atrações musicais, incluindo...
Uma iniciativa inovadora e inédita no Brasil nasce em Salvador. A capital baiana contará com a Casa das Histórias de Salvador. O projeto criado pela SECULT, através do Núcleo de Ações Turísticas do PRODETUR Salvador, terá museografia concebida do pelo curador internacional Marcello Dantas.
O projeto é da Prefeitura Municipal de Salvador e está sendo realizado após uma licitação promovida pela SECULT com recursos do PRODETUR Salvador. O consórcio vencedor, formado pelas empresas Magnetoscópio (São Paulo), Cria Rumo Consultoria (Bahia) e Arandas Marketing (Bahia), será responsável por criar o conceito, desenvolver e implementar o primeiro “Centro de Interpretação do Patrimônio” a ser instalado no Brasil, localizado ao lado do Mercado Modelo, no Comércio.
Para a implantação da CASA DAS HISTÓRIAS DE SALVADOR, está sendo adotada uma metodologia participativa, com o apoio de uma equipe multidisciplinar integrada por historiadores, antropólogos, sociólogos, jornalistas, turismólogos, arquitetos, comunicólogos, urbanistas, cineastas e etnógrafos, sendo a grande maioria do time de pesquisa integrado por profissionais afrodescendentes, indígenas e sediados em Salvador.
Sobre os centros de interpretação do patrimônio
Os centros de interpretação são equipamentos culturais que apresentam o patrimônio local usando diversos recursos de comunicação para cativar a atenção do espectador, facilitar a compreensão, convidar à sua participação e propor experimentar as vivências quotidianas. Esses espaços visam promover, também, conexões emocionais capazes de mudar comportamentos para melhor uso e conservação das riquezas naturais e culturais. Linguagens customizadas para cada público, interatividade, cenografias, estímulos sensoriais e tecnologias são alguns dos recursos utilizados para facilitar a compreensão dos fatos, personagens e bens históricos culturais.
Sobre o nome
Casa das Histórias de Salvador, com histórias no plural, aponta para a riqueza de conteúdos que serão apresentados para além da história formal, incluindo percepções e interpretações também sob a ótica dos povos originários, afrodescendentes e outras etnias envolvidas, e suas diversas narrativas.
Contar as histórias de Salvador é de suma importância tanto para as gerações atuais quanto para as que virão, oferecendo uma nova oportunidade de compreensão do passado, seus fatos e seus contextos; e inspirar para o estudo mais amplo e inclusivo do nosso patrimônio material e imaterial. Significa, também, fortalecer a identidade soteropolitana.
Ao apresentar as histórias e suas diversas perspectivas, o equipamento irá apresentar fatos e acontecimentos históricos de forma mais ampla. São histórias tão diversas quanto a própria cidade de Salvador.
O Tivoli Ecoresort Praia do Forte, situado no litoral baiano, comemora seu 39º aniversário com um fim de semana especial repleto de atrações musicais, incluindo...
Neste sábado (13), Salvador será palco do "Master Class Empresarial", uma iniciativa da CIN Capital Intelectual e BRAS Business Global, destinada a transformar ...
A rede hoteleira de Salvador registrou uma ocupação média de 52,89% em junho, superando os 47,11% do mesmo período de 2023. A diária média alcançou R$ 547,37...