Carregando

Artigos

Algumas ilhas para visitar e celebrar o aniversário da Baía de Todos os Santos

Algumas ilhas para visitar e celebrar o aniversário da Baía de Todos os Santos
Da Redação

Da Redação

01/11/2021 9:30am

A importância da Baía de Todos os Santos é tão grande que acabou batizando o Estado da Bahia, cuja grafia permanece com “H”. Salvador vista do mar, é ainda mais bonita e da Baía de Todos os Santos consegue-se ver os contrastes entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, separadas por uma escarpa tectônica. Alguns pontos turísticos que mais identificam a cidade são visíveis a partir daí, como o Elevador Lacerda, o Forte de São Marcelo e o Mercado Modelo.

A baía é bastante abrigada formando uma excelente zona portuária, possui uma profundidade média de 9,8 metros e pode chegar a 42 metros nas áreas mais profundas. Possui 56 ilhas de pequeno e médio porte. A maior de todas é a Ilha de Itaparica, mas outras se destacam como a Ilha dos Frades, a Ilha de Maré e a Ilha do Medo.

Ilha de Itaparica

A Ilha de Itaparica possui 146 quilômetros quadrados e 36 km de extensão. Possui dois municípios: Itaparica e Vera Cruz. Na cidade de Itaparica as águas são mornas e paradas, assim como na parte sul e oeste onde um estreito canal separa a ilha do continente.

Itaparica é cercada por bancos de corais, o que justifica o seu nome, que em tupi-guarani significa “cercada de pedra”.

Ilha dos Frades


Alguns dos melhores lugares para banho de mar na Baía de Todos os Santos ficam nos entornos da Ilha dos Frades, a terceira maior ilha da baía, com seis quilômetros de comprimento. A Ilha dos Frades é muito pouco habitada, possui praias desertas e outras com alguma estrutura para quem chega de barco.

A Praia de Ponta de Nossa Senhora é a mais famosa delas. Uma pequena enseada abrigada, cercada por dois morros e alguns recifes de corais. Escunas com turistas e visitantes de Salvador costumam parar aí para o banho de mar enquanto fazem passeios pela Baía de Todos os Santos. A pequena igreja de Nossa Senhora do Guadalupe e o cemitério anexo são testemunhos coloniais.

Ilha de Maré

A Ilha de Maré, depois da de Itaparica,  é uma das mais habitadas da Baía de Todos os Santos. A praia principal é a de nossa Senhora das Neves. Existem várias comunidades ao redor da ilha e alguma infraestrutura, com restaurantes e pousadas. O artesanato é famoso pela renda de bilro feita pelas comunidades locais.